POWER ABHYANGA
INTRODUÇÃO
Ayurveda, que é uma ciência da saúde espiritual diz que nós carregamos nas moléculas do DNA a memória de doenças de nossos antepassados, inclusive a obesidade. O desejo de ingerir alimentos que engordam, é lembrado no tecido adiposo como um fenômeno bioquímico. Nosso pensamento é um fenômeno bioquímico através do qual há comunicação com as células. O corpo inteiro é um campo de consciência. Se uma pessoa sente-se calmamente e observa os movimentos de braços ou pernas, ela trás consciência para o movimento. É a arte da visualização. Quando se visualiza o funcionamento do organismo, inicia-se a comunicação com as células, com percepção e intenção internas. Um Sutra védico diz:
“Se você tem intenção correta, você criará atenção correta. E atenção correta trará percepção correta. O fluxo mais profundo da percepção torna-se a via da farmácia interna”.
Essa percepção será capaz de apagar a memória da obesidade. Assim, o desejo por açúcar, doces ou chocolates poderá chegar ao fim.
O alimento é necessário para o corpo, mas, também pode ser usado para tentar sonar inseguranças, medos, ou ansiedade. Assim, ingerir o alimento estando atento desde o momento da ingestão e durante todo o percurso no trato gastrointestinal faz com que se como menos. Geralmente, as pessoas comem além do necessário por tentação ou falta de atenção.
O Medha Dhatus pode reter mágoa ou tristeza quando conter consciência e contentamento.
Garshana – é um tratamento para acelerar a eliminação de toxinas acumuladas nos tecidos. Pode-se começar com uma massagem seca feita com luvas de fibras naturais, pó Ayurvédico a fim de esfoliar a pele, ou com uma pasta feita de ervas e óleos para melhorar a circulação e ativar o sistema imunológico.
Abhyanga – significam mãos amorosas mãos que curam, tocam e etc. Podendo ser realizada por dois terapeutas que estejam sincronizados nos movimentos nos dois lados do corpo.
Vinyasa – movimentos, rítmicos e acelerados para eliminação de estresse mental produzindo o bem estar pleno e melhorar o desempenho das atividades. Normalizando cada temperamento (dosha) fazendo um equilíbrio dos fluídos vitais, prejudicados pela tensão do dia-a-dia, como ansiedade, insatisfação, preocupação constante, medos, mágoas, raiva e outros.
Shirodara - é uma massagem feita com óleo morno, a partir da testa (3º olho), cabeça e canais linfáticos, produzindo um estado transcendental de consciência equilibrando os hemisférios: direito e esquerdo, relaxando, acalmando o ser completamente. Ideal para quem sofre tensões físicas e mentais.
Benefícios
* Para reduzir peso e medidas;
* Libera toxinas
* Alivia o stresse;
* Drenagem Linfática;
* Acalma o Sistema Nervoso;
* Ativa a circulação;
* Melhora o humor;
* Diminui rugas, tonifica os músculos;
* Restaura a agilidade das articulações;
* Fortalece os nervos e da mais maciez na pele;
* O sistema imunológico;
Essa modalidade foi adaptada para os dias atuais, onde vivemos no corre-corre, sem ou com pouco tempo para nos alimentarmos e dormir mais adequadamente; o lazer, prática de atividade física, convivência saudável. Essa junção veio para facilitar um pouco nossa vida, com a utilização da técnica; onde podemos receber um tratamento completo.
VATA
As pessoas de temperamento vata – aquelas dominadas por vayu (vento) – dormem pouco, caminham rápido, e falam demais. Seus corpos são secos e seus cabelos são finos, escassos e quebradiços. Têm mentes incansáveis, e seus sentimentos vagam de um local a outro quase continuamente. Eles não gostam de frio e de coisas frias, têm memória fraca, e deixam muitas frases incompletas porque suas mentes pulam abruptamente de um pensamento a outro. São amantes de prazeres sexuais e sensuais e gostam muito de alimentos de sabor doce, azedo, quente e picante. Comem demais ou de menos, e produzem sons ao beberem água. Basicamente, os indivíduos vata são imprevisíveis e inseguros. Gastam dinheiro rapidamente e permanecem pobres. O tempo de vida do indivíduo vata relativamente curto. As pessoas vata sonham em morar nas montanhas, em árvores, e no ar, e de voar sem ajuda de máquinas. O corpo vata é alto e esbelto, com joelhos protuberantes e fracos. O pulso é fraco e se move como cobra.
Quando o vente (vayu) é perturbado ele se caracteriza pelos seguintes tipos de condição: sede excessiva; tremores; secura; aspereza, vermelhidão da pele; dor; asma; tosse; males dos ouvidos, nariz e garganta; problemas circulatórios; males urinários; e constipação.
Se vata (vayu) continua a crescer, ele cria rouquidão da voz. Sensações de palpitação, e desejo pelo calor; escurece a compleição e provoca fraqueza. Se vayu diminuir, produz desconforto e às vezes inconsciência.
PITTA
As pessoas de temperamento pitta – aqueles dominados pela bile – são raivosos e suam profusamente; são também instruídos, corajosos e orgulhosos. Seus cabelos são macios, oleosos e amarelos, e tornam-se brancos ou grisalhos precocemente. Eles são amantes de flores e aromas. Pessoas de bom caráter com uma tendência espiritual, são gentis, corajosas e pouparão até seus piores inimigos. As pittas não seguem a religião do momento, e seu apego ao sexo oposto é mínimo. Gostam de alimentos de sabor doce, amargo e adstringente, e gostam especialmente de bebidas frias. São ciumentas por natureza e freqüentam muito o banheiro. Sua cor é bela e a temperatura do corpo é quente. Suas juntas e músculos são flácidos e sua virilidade e desejo sexual não são fortes. Seus olhos são vermelhos, e tornam-se mais vermelhos ainda com a raiva, a intoxicação ou a exposição ao sol. O tempo de duração de suas vidas é o normal. As pittas têm pele macia, oleosa e tépica. São agressivas e evitam distúrbios e lugares com possibilidades de tumulto. Sonham com fogo, estrelas cadentes, raios, sol, lua, objetos brilhantes e plantas venenosas. Gastam dinheiro em luxos e organizam seus próprios métodos de ganhar a vida.
Quando a pessoa pitta é perturbada ela se caracteriza por sensações de queimação, acidez, sede, irritabilidade, vermelhidão dos olhos, indigestão, calor no peito e no estômago, doenças de pele, visão deficiente, transpiração e histeria.
Se pitta continua a crescer, produz sensações mais graves de queimação, preferências por alimentos frios e refrescantes, olhos e compleição amarelados, fezes e urina amareladas, insônia, desmaios, e funcionamento reduzido dos órgãos sensoriais. Se pitta diminui, produz uma compleição apática e um menor calor corporal.
KAPHA
As pessoas de temperamento kapha – dominadas pelo muco – têm uma disposição magnâmima e muita virilidade. Seus corpos são bem construídos e cheios, às vezes com muita gordura.
A mente kapha é estável; são pessoas sóbrias por natureza. Seus rostos tem forma de lua e suas articulações são bem construídas, fortes, macias e profundas. O corpo tem a cor do latão, do ouro ou de flor de lótus, com mãos longas e um tórax largo e forte. São pessoas atraentes, com testas amplas e corpos suaves. As kaphas têm cabelos fortes e oleosos, densos, espessos e ondulados. Não são perturbadas pela fome, sede, dor, interrupções ou barulho. Sábias e amantes da ordem, as Kaphas honram sua palavra. Seguem os princípios e práticas da vida correta; tem a fala macia mas mantém a hostilidade contra os inimigos por muito tempo. As pessoas Kapha são grandes amantes dos prazeres sexuais. São trabalhadoras, humildes e vagarosas, gostam de alimentos com sabor amargo, adstringente, forte e seco, e têm uma tendência a dormir profundamente e por muito tempo. Sonham com rios, açudes, oceanos, lagos, aves aquáticas e lótus.
Quando Kapha é perturbado, a pessoa caracteriza-se pela compleição pesada, pela sonolência, entorpecimento, prurido, náusea, anorexia, dispepsia, perda da memória, urina e fezes brancas, maior peso e rigidez das articulações, e uma sensação de envelhecimento. Muitas vezes se sente um gosto doce na boca.
Se Kapha continua a crescer, produz secura e sensação de queimação interna, uma sensação de vazio no estômago e nos intestinos, sede, fraqueza nas articulações, fraqueza geral e insônia.
MÁSCARA DE ERVAS
Para fazer a máscara desentoxicante (ajuda a eliminar toxinas acumuladas devido: ao estress, má qualidade de sono, alimentação inadequeda, emoções reprimidas ou mal resolvidas.
INGREDIENTES
- Alecrim;
- Erva cidreira;
- Calêndula;
- Camomila;
- Alfazema;
- Hortelã;
- Oléo de Gergilin;
* Macerar tudo ou bater no liquidificador com o óleo de gergelin e logo após aplicar no paciente.