MASSAGEM ESTÉTICA CORPORAL

ANATOMIA DA PELE

A base do corpo humano é a célula.
A célula é a menor parte de um ser vivo. É o elemento básico, é a unidade morfológica fundamental de todos os seres vivos.


PELE

A pele é a membrana que reveste exteriormente o corpo. A superfície da pele varia dependendo da idade, sexo e tamanho do indivíduo.
A pele apresenta depressões, saliências, orifícios e proliferações fanéricas. Entre as depressões temos sulcos interpapilares que podem ser causados por presas na própria estrutura da pele, ou por movimentos (rugas de expressão).
As saliências ou relevos da pele podem ser de dois tipos: transitória, por  exemplo, pela arrepiada; e permanente, como a celulite (pelo com aspecto de casca de laranja).
Os orifícios cutâneos também são de dois tipos: os orifícios visíveis a olho nu, como os óstios foliculares ou poros; como os orifícios de saída das glândulas sudoríparas.
As proliferações fanéricas são produzidas por queratinização e podem assumir aspectos diferentes, como unhas, pêlos e cabelos.


HISTOLOGIA

A pele é formada por três tecidos, que formam três camadas distintas, cada qual com suas origens biológicas e características específicas, são elas:

EPIDERME: tecido superficial classificado em cinco camadas, e nos protege de Infecções bacteriais, irritações químicas e sensibilidades alérgicas.

DERME, tecido intermediário classificado em duas camadas, e nela estão localizados os folículos capilares, as glândulas sebáceas as glândulas sudoríparas, as fibras nervosas e musculares.

HIPODERME, tecido subcutâneo, constitui a base que apóia a pele e consta de: conjunto de tecido que mantém a derme, conjunto de células com função defensiva, tecido adiposo que serve de apoio e reserva para nutrir as outras camadas, vasos sangüíneos e camada liquida.

A MASSAGEM ESTÉTICA

A massagem, estética divide-se em facial e corporal.
As gorduras mal localizadas têm causas diversas.
•    Acúmulo de gordura na região dorsal, geralmente se dá por excesso de carnes vermelhas e gordura animal;
•    As gorduras na barriga e estômago é sinal de má digestão, problemas intestinais e farináceos;
•    As gorduras nas nádegas e região glútea acompanhada de celulite nas coxas é sinal de distúrbio hormonal.


A MASSAGEM ESTÉTICA E FLACIDEZ

A massagem funciona como um exercício passivo, ativa o tônus muscular, aumenta a capacidade de reação da musculatura. Para isso, além dos movimentos, tradicionais, deve-se utilizar bastante manobras de pinçamento e paralelamento a cliente deverá fazer exercício localizado.
O emagrecimento repentino, a falta de exercícios físicos, a vida sedentária, a gravidez e roupas muito apertadas, prejudicam a circulação e conseqüentemente a boa nutrição celular. Onde as fibras colágenas engrossam e as elásticas diminuem, o que ocasiona uma perda de firmeza.
Neste caso, notamos o afrouxamento dos tecidos causado pela atrofia muscular e a falta de tonicidade (fala de capacidade de reação muscular). Nos casos crônicos, a pele se solta do tecido do músculo em certas regiões e fica afixada ao mesmo em outras. Isto dá à pele um aspecto de estar mole e encrespado (ondulado), que pode ser, a primeira vista confundido com a famosa celulite.
Ao examinarmos a cliente, percebemos que sob aquela pele encrespada não existem nódulos de gordura, mas a pele está apenas solta formando pequenas bolsas (celulite hídrica).


A MASSAGEM ESTÉTICA E A CELULITE

Todos falam, principalmente as mulheres, ela é a previdencia dos massagistas, corresponde a uma das maiores indicações de massagem.
Os indivíduos atingidos pela celulite são falsos obesos. Não é só gordura que se infiltra nos tecidos, é em grande parte “água” (retenção hídrica, trata-se de esponjosos no verdadeiro sentido da palavra).
As pessoas afetadas por este mal são na maioria sedentários que há muito tempo não fazem exercícios físicos.
Olhando-se mais atentamente vê-se que o empastamento profundo dos tecidos não é resistente ao toque, tratasse de uma verdadeira infiltração celular pelos líquidos intersticiais.
A celulite é um processo que afeta principalmente o sexo feminino, devido à sua própria constituição e fisiologia.
•    Há um número maior de células adiposas na mulher do que no homem;
•    Alterações no equilíbrio hormonal. O desequilíbrio entre a foliculina (hormônio da feminilidade) e a progesterona (hormônio da masculinidade), resultando em retenção hídrica e acúmulo de gordura;
•    Uma circulação sangüínea deficiente, que pode aparecer em período de mudança hormonal, tais como puberdade, gestação e climatério

O QUE CAUSA A CELULITE

Estas modificações se efetuam sob ação de fatores complexos: hormonais, metabólicos, enzimáticos, circulatórios, nervoso, etc. Atualmente a maioria dos autores acredita que o ponto de partida se situaria em perturbações ao nível dos receptores hormonais periféricos.
A cada mês se produzem modificações que caracterizam o ciclo hormonal; estrógeno e progesterona, o primeiro modifica a hidratação do tecido conjuntivo e o segundo equilibra a ação do primeiro. Esta retenção de água desencadeia um aumento do tecido conjuntivo, um acúmulo de mucopolissacarídeos e aumento do peso da mulher. Depois da ovulação, a pele sofre uma retração, a diurese e o peso do corpo recobrem seu nível anterior.

MÁ CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA: Um dos fatores importantes é o cigarro que causa a contração dos vasos sangüíneos ou pelo sedentarismo. O problema se agrava com a prisão de ventre, aumentando o volume intestinal dificultando o retorno do sangue. A má circulação dificulta a nutrição da pele e favorece a retenção hídrica (fator decisivo no processo da celulite).

OBESIDADE: A celulite se instala nas regiões em que é maior o acúmulo de gordura (glúteos, parte anterior e posterior da coxa, quadril, lateral interna do joelho, braço e barriga). As mulheres com predisposição genética também terão celulite.

DISFUNÇÕES HORMONAIS: As disfunções hormonais que ocorrem especialmente no período pré-menstrual, na gravidez e na menopausa (às vezes por pílulas anticoncepcionais inadequadas) favorecem a retenção de líquidos e notamos o processo de formação de celulite.


HÁBITOS ALIMENTARES ERRADOS: Uma dieta rica em gordura e carboidratos (massas, doces, pães), não causa celulite, mas seguramente leva ao aumento de peso e o acúmulo de gorduras localizadas. A celulite não é uma doença e sim uma alteração dos tecidos subcutâneos superficiais, ou seja, uma mudança do meio líquido intersticial onde estão células de gorduras. Acontece que nem toda a mulher tem a mesma quantidade de celulite. Em algumas, ela não aparece, mas está lá em outras, já é visível, ou seja, a pele apresenta aquele aspecto de casca de laranja.

VIDA SEDENTÁRIA, STRESS, RETENÇÃO HÍDRICA, FATORES CONSTITUCIONAIS E PSICOLÓGICOS, MÁ POSTURA.
COMO TRATAR A CELULITE

Massagens com deslizamentos, amassamentos, pinçamentos, vibração, drenagem e bandagens.
Sempre que se trabalha a celulite, ela aflora na pele, para só após desaparecer, deve-se durante o trabalho de massagem associar com chás diuréticos.

COMO A CELULITE SE INSTALA

O processo de formação da celulite começa com a mudança do meio intersticial que banha as células de gordura. Sob a ação dos fatores desencadeantes da celulite esse meio que deveria ser fluido para facilitar as trocas de nutrientes, torna-se viscoso. Essa complicação faz com que uma célula chamada fibroblasto comece a produzir colágeno, elastina e fibras elásticas de forma inadequada. O meio piora as células de gordura que aumentam de tamanho e os vasos sangüíneos são comprimidos, por isso algumas regiões da pele são frias.
Formam-se nódulos, que comprimem as fibras da pele, dando aspecto ondulado. Fibras e células vão endurecendo e aparecem os furos na pele. O processo aumenta de intensidade, ou seja, a celulite gera celulite.
Começa uma compreensão das terminações nervosas e sente-se dor onde o problema está instalado.


ESTRIAS

São manchas de cor violácias, estreitas e de comprimento variável, que formam pequenas depressões na pele, sua causa não é determinada com exatidão, sabe-se que são fibras elásticas que se arrebentam por ação hormonal. As estrias são definitivas apenas pode-se clareá-las.
O motivo pelo qual aparece não é definitivo, mais vais depender de fatores individuais.
Existem pessoas que tem uma pré-disposição (tipo de pele) a ter estrias, o controle de peso pode diminuir a incidência.
Mesmo as mais magras podem tê-las, principalmente na gravidez.
O uso de anticoncepcional também é um fator agravante.


COMO PREVENIR AS ESTRIAS

a)    quando começar a engordar, usar muito hidratante em massagens circulares;
b)    usar óleo de amêndoas doce;
c)    manter sempre a pele lubrificada para que tenha elasticidade;
d)    tomar bastante líquido, principalmente água;
e)    creme de colágeno também é indicado.

CONTRA INDICAÇÕES DE MASSAGEM

    Doenças cutâneas contagiosas;
    Infecções agudas, febris ou com sinais de calor, rubor (cor roxa), tumefação (inchado) e pus;
    Tumores e tuberculose;
    Doenças cardíacas (somente com orientação médica);
    Câncer, leucemia (gânglios enfartados por todo o corpo);
    Menstruação abundante no período e gravidez de risco;
    Traumatismo, luxações, distensões e entorses;
    Artrite em fase ativa;
    Frieiras (no local), pústulas;
    Erupções cutâneas (alergias da pele);
    Flebite, trombose, linfagite;
    Cicatrizes com aderência (no local). A manobra de amassamento;
    Hipertensão arterial (massagear o paciente sentado, da cabeça em direção ao coração, e das extremidades das mãos até as axilas);
    Problemas renais graves;
    Seios (somente com orientação médica);
    Em crianças não se massageia as epífises ósseas (pode provocar o crescimento de um membro a mais do que outro);
    Toda e qualquer tipo de inflamação ou infecção, bursites, tendinites, inchaços nas articulações, água no joelho, massagear somente a área correspondente. 


ÁREAS CORRESPONDENTES

Pés e Pernas – região lombar;
Mãos, Braços e Cabeça – região cervical e dorsal.

SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é formado por uma série de espaços, ductos e glândulas unidas entre si dentro de nosso corpo, pelos quais flui continuamente a linfa.
A linfa é semelhante ao plasma sangüíneo, porém, branco, diluído sem glóbulos vermelhos, por isso a linfa é também, chamada de sangue branco. A circulação da linfa não depende da ação do coração.Mas sim dos músculos, como ocorre quando respiramos ou corremos, O sistema linfático é formado por capilares  sanguíneos e preenche os espaços entre as células do organismo, dos espaços intercelulares linfáticos e depois aos vasos linfáticos maiores, estas se unem formando vasos cada vez maiores. É a linfa que exerce as funções de auxiliar na eliminação dos rejeitos orgânicos e na vigilância imunológica do corpo, Os gânglios ou nódulos linfáticos são órgãos em forma de feijão existentes ao longo da rede de vasos linfáticos. As células no interior dos gânglios são os macrófagos e os linfócitos que detectam, ingerem e destroem glóbulos vermelhos velhos, detritos e bactérias nocivas, antes que a linfa retorne á corrente sanguínea através do coração. O tecido linfático também é encontrado no tubo digestivo sob a forma de lactíferos que no intestino delgado absorvem a gordura dos alimentos ingeridos.
O baço é o maior órgão do sistema linfático, situado ao lado esquerdo do abdômen, tem cerca de 13cm de comprimento. Ao contrário dos demais órgãos do sistema, ele não recebe linfa, sua função mais importante é purificar, e filtrar o sangue, removendo invasores, células mortas e outros resíduos. Ele atua também como reservatório do sangue. Sua cor púrpura deve-se a grande quantidade de sangue nele contida.

Uma massagem tem duração de aproximadamente uma hora, na qual se procede sob diversas manobras sobre o sistema linfático. A drenagem provoca melhora imediata: pernas pesadas se aliviam, tornozelos desincham e a pele retoma seu brilho, além disso, o organismo fica livre de muitos detritos e o sistema imunológico se fortalece. Isso porque a drenagem linfática tem duas funções: sintomática, que permite aliviar edemas, e de regeneração, que a torna muito eficaz contra a celulite.


ALGUMAS DOENÇAS DO SISTEMA LINFÁTICO

MONONUCLEOSE INFECCIOSA E TOXOPLASMOSE: através do ataque de vírus, os nódulos linfáticos se tornam inchados e sensíveis ao tato.

GRANULOCITOSE: onde a produção de leucócitos cessa e isso pós-ocasionar a inflamação dos gânglios linfáticos.

LINFOMA: o linfoma é o tumor benigno ou maligno dos gânglios.

ELEFANTÍASE: é a inflamação crônica dos vasos linfáticos, a pele torna-se espessa e os tecidos se dilatam a níveis incríveis.

DOENÇA DE HODGKIN: caracteriza-se pelo inchaço primeiro de um lado e depois do outro dos gânglios do pescoço, podendo generalizar-se. Este inchaço ocasiona a pressão dos órgãos próximos como a traquéia, devido a isso, causa anemia e dificuldade de engolir, se não houver cuidado pode causar morte por asfixia. É mais comum em homens de 20 a 40 anos, mas pode aparecer na velhice.

LEUCEMIA: doença do sangue sem causa aparente que faz aumentar os glóbulos brancos (leucócitos) que passam a atacar os glóbulos vermelhos, destruindo-os.

PÚSTULAS SÉPTICAS: aparecem nos dedos dos pés ou das mãos, podem ser causadas por inflamação dos gânglios em outras partes do corpo, como por exemplo, no pescoço. As ínguas também são causadas por inflamação dos gânglios.

OBJETIVO DOS TRATAMENTOS

•    Reduzir a viscosidade da substância fundamental, atacando os mucopolissacarídeos com as substâncias despolimerizantes, as enzimas de difusão;
•    Drenar líquidos transudados;
•    Favorecer a corrente sangüínea.


OBJETIVO DA DRENAGEM LINFÁTICA NOS TRATAMENTOS CORPORAIS

•    Deslocamento dos líquidos intersticiais de um meio saturado para as vias de desassimilação, “enxugando” o tecido;
•    Captação e eliminação de macromoléculas e substâncias de desassimilação excedente, descongestionando a região;
•    Favorecimento da circulação venosa;
•    Aceleração nos processos de reabsorção de hematomas, daí a sua indicação para ser executada logo após a lipoaspiração.

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA

•    Dentre os vários efeitos fisiológicos podemos citar o grande valor psicológico que proporciona o contato das mãos do profissional com a pele do cliente, estabelecendo uma relação muito positiva profissionalmente;
•    Além do aumento do fluxo sangüíneo ao nível de tecido conjuntivo, a remoção dos catabólicos torna-se muito mais rápida com a drenagem linfática, graças à ação mecânica de pressão e estiramento das manipulações que aumentam o calibre dos vasos;
•    Exerce ação importante no tratamento da lipoesclerose, pois aumenta a elasticidade e a vitalidade dos tecidos, amaciando aderências e retrações, muito freqüentes na celulite.