MASSAGEM RELAXANTE
MASSAGEM RELAXANTE (Maca, solo)
Orientações
1. Faça a massagem no solo, com a pessoa a ser massageada deitada sobre um tapete, um colchonete ou um cobertor dobrado.
2. O ambiente deve estar quente e confortável. Se estiver frio, use uma ou duas toalhas para cobrir as partes do corpo que não estiverem sendo manipuladas naquele momento.
3. Se a pessoa massageada for mulher, é aconselhável usar um biquíni ou mesmo calcinha e sutiã. Se for homem, uma sunga, um short curto ou mesmo cueca.
4. A pessoa a ser massageada não deve se alimentar pelo menos 30 minutos antes do início da massagem.
5. Para as mãos deslizarem mais facilmente, utilize um creme hidratante bem suave, que não deve ser aplicado diretamente na pele da pessoa massageada, mas aquecido primeiro nas mãos de quem for aplicar a massagem.
6. Não use anéis ou alianças e mantenha as unhas sempre curtas.
7. Antes de iniciar a massagem, feche e abra as mãos várias vezes (com os dedos bem separados) para aumentar a flexibilidade.
8. É importante que a pessoa massageada permaneça com os olhos fechados, braços ligeiramente afastados do corpo, o mais relaxada possível.
9. A massagem deve ser evitada quando a pessoa a ser massageada apresentar quadros de doenças infecciosas ou inflamatórias na pele, problemas inflamatórios em geral, qualquer tipo de lesão, gestação ou processo degenerativo, como osteoporose.
10. Ao se utilizar o dedo polegar para fazer pressão, a manipulação deve ser feita com a polpa do dedo, e não com as pontas. A polpa é a região do meio do dedo para cima.
MASSAGEM RELAXANTE A DOIS, PASSO A PASSO
A região das cotas é a mais indicada para se começar uma massagem relaxante. Para iniciar o procedimento, peça que a pessoa se deite de barriga para baixo, com a cabeça voltada para um dos lados.
COSTAS
Coloque as mãos espalmadas na altura da cintura, fazendo movimentos para cima e para baixo.
Repita o procedimento 4 vezes.
Coloque as duas mãos sobre a parte superior de cada ombro.massageie os ombros e a base do pescoço, comprimindo levemente a pele entre os polegares e os outros dedos.
Repita o procedimento 4 vezes.
POSTERIOR DE PERNA
Coloque as mãos lado a lado na parte de trás do tornozelo. Fazendo ligeira pressão, leve-as até a parte superior da coxa. Separe-as e desça seguindo o contorno lateral da perna.
Repita o procedimento 4 vezes.
Trabalhando as panturrilhas, faça em círculos com os polegares até a base do joelho. Volte deslizando as mãos até os tornozelos.
Faça o mesmo com a outra perna.
Terminada a massagem na parte posterior, peça à pessoa que está sendo massageada que se vire deitando-se de barriga para cima.
PÉS
Coloque as mãos sob os dedos dos pés e empurre-os para cima, em direção à cabeça (A). Depois, com as palmas das mãos colocadas sobre a parte superior dos dedos do pé, pressione-os para baixo (B).
Repita o procedimento 2 vezes.
Puxe um dedo de cada vez, com um movimento deslizante forte. Não se preocupe com os estalos, pois são normais quando se faz a extensão.
ANTERIOR DE PERNA
Coloque as palmas das mãos lado a lado na parte interna da coxa, na altura do tornozelo, e, fazendo uma leve pressão, suba até a parte de cima da coxa. Deslize as mãos de volta ao tornozelo.
Repita o procedimento na parte externa da coxa.
Faça o mesmo com a outra perna.
ABDOME
Coloque a mão esquerda sobre a direita, afastadas cerca de 5 cm do umbigo. Fazendo uma pressão suave, realize pequenos círculos com os dedos, no sentindo horário, massageando ao redor do abdome.
PEITO
Coloque a mão direita sobre a esquerda na linha central do peito da pessoa massageada. Com uma leve pressão, faça movimentos suaves de vaivém.
Repita o procedimento 5 vezes.
BRAÇOS
A partir do pulso. Deslize as mãos por todo o braço da pessoa massageada, até a curvatura do ombro. Volte deslizando e, quando chegar à mão, coloque-a entre as suas palmas e puxe suas mãos para trás, fazendo com que a mão da pessoa massageada deslize entre as suas.
Faça o mesmo procedimento com o outro braço.
Segurando a mão da pessoa massageada, deixe o antebraço ligeiramente levantando. Com o polegar, faça movimentos circulares massageando a partir do pulso para cima, chegando um pouco acima do cotovelo.
Faça o mesmo o outro braço.
MÃOS
Com o braço da pessoa massageada levemente levantando e a palma da mão virada para cima, pressione com a polpa do polegar a base da mão e o pulso dela.
Faça o mesmo com a outra mão.
Puxe um dedo de cada vez, com um movimento deslizante forte. Não se preocupe com os estalos, pois são normais durante a extensão.
Faça o mesmo com a outra mão.
OMBROS
Com as duas mãos, pressione suavemente e empurre a parte superior do ombro, segurando por 10 segundos. Em seguida, pressione e empurre, alternadamente, sem manter a pressão.
PESCOÇO
Coloque as mãos espalmadas sob a cabeça da pessoa massageada, levantando-a levemente e, depois, abaixe-a vagarosamente. Em seguida, levante a cabeça um pouco mais para o lato, levando o queixo em direção ao tórax. Abaixe a cabeça lentamente.
Repita o procedimento 3 vezes.
ROSTO
Coloque as polpas dos polegares na linha do cabelo. Pressione suavemente de cada lado do rosto, seguindo as direções indicadas pelas setas.
CABEÇA
Com os dedos entreabertos e um pouco dobrados, friccione o couro cabeludo, como se estivesse ensaboando a cabeça.
Faça o mesmo nas laterais e sob a cabeça.
AUTO-MASSAGEM RELAXANTE
Aqui, você terá a oportunidade de descobrir que, mesmo sozinha, é possível fazer uma massagem para eliminar as tensões e revitalizar o corpo. Este capítulo mostrará, passo a passo, como aplicar uma deliciosa e revitalizaste auto-massagem.
Ao contrário de outros tipos de massagem, ela se inicia pela parte superior da cabeça e termina nos pés. Esse procedimento estimula a circulação sanguínea e faz com que as tensões sejam levadas para a parte inferior do corpo, sendo eliminadas pelos pés. Você poderá fazer a seqüência completa apresentada ou selecionar as áreas que estejam mais tensas e precisem de mais atenção.
Auto-Massagem Passo a Passo
ROSTO
Com as mãos sobre a testa, dedos virados uns para os outros, faça leves movimentos do meio da testa para as extremidades durante
10 segundos (A).
Repita o mesmo procedimento nas maçãs do rosto (B) e no queixo (C), também por 10 segundos.
CABEÇA
Friccione todo o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos durante 30 segundos.
Segure mechas de cabelos próximos à raiz e puxe-as delicadamente durante 30 segundos.
PESCOÇO
Entrelace as mãos atrás da cabeça, levando o queixo em direção ao tórax. Permaneça nessa posição por 30 segundos.
OMBROS
Com a mão direita sobre o ombro esquerdo, aperte e solte rapidamente a maior quantidade de tecido muscular que conseguir pegar, durante 30 segundos.
Faça o mesmo como o ombro direito.
COSTAS
Com as mãos fechadas, coloque-as nas costas o mais alto que puder, uma de cada lado da coluna. Friccionando, faça círculos alternados para cima e para baixo nas laterais da coluna até a região lombar.
Repita o procedimentos 3 vezes.
Abra os dedos das duas mãos e coloque-os, no sentido horizontal, acima do peito. Separe as mãos por mais ou menos 1 cm, colocando os dedos sobre as costelas e fazendo pressão para o centro por 10 segundos. Relaxe a pressão e leve as mãos em direção aos lados, mantendo a abertura dos dedos.
Repita o procedimento 3 vezes.
ABDOME
Coloque as mãos uma sobre a outra e, lentamente, faça grandes círculos no sentido horário em toda a região do abdome, durante 30 segundos.
BRAÇOS
Com o braço esticado e começando pelo pulso, massageie com firmeza o antebraço, o braço e a parte externa do ombro, descendo pela parte interna do ombro até o pulso.
Repita o procedimento 3 vezes. Faça o mesmo com o outro braço.
Com o braço dobrado, massageie a parte interna do antebraço com a polpa do polegar, começando pelo pulso e indo até a altura do cotovelo. Depois, vire o braço e pressione os músculos da parte externa do antebraço.
Repita o procedimento 3 vezes. Faça o mesmo com o outro antebraço.
PÉS
Com uma das mãos sobre o peito do pé e a outra sob a planta, faça massagens firmes com as duas mãos, desde os dedos até o tornozelo, voltando ao ponto inicial.
Repita o processo 3 vezes. Faça o mesmo com o outro pé.
Com a polpa do polegar e com a do indicador, massageie cada dedo do pé e depois gire-o 3 vezes no sentido horário e 3 vezes no sentido anti-horário.
Faça o mesmo com o outro pé.
Conclusão
Esse tipo e massagem serve para todos os tipos de pessoas, mesmo as mais zen, também podem receber massagem relaxante, pois ela trabalha a musculatura, a derme, facilitando uma suave drenagem, promovendo o bem estar físico e mental.