MASSAGEM AYURVÉDICA
Uma técnica milenar, muito eficaz na atualidade para o Equilíbrio do Corpo, Mente e Espírito.
Esta seqüência foi adaptada e desenvolvida por mim, baseada nos ensinamentos de minha mestra Carmem Charão (in memorian), na qual sigo seus ensinamentos com carinho e respeito por tudo que me foi passado de conhecimento que ela adquiriu, e na busca constante de aperfeiçoamento em tudo o que a ciência Ayurvédica traz para o nosso bem-estar.
INTRODUÇÃO
Nascida há cerca de 5000 a.C., a Ciência Ayurvédica foi transmitida oralmente por pessoas de origem muito simples, que não detinham o domínio da língua sânscrita. E só em torno dos 1000 a.C. é que se tem relato dos primeiros tratados escritos.
A tradução literal desta palavra é AYUR, que significa “vida” e VEDA, cujo significado é “conhecimento”, sendo considerada a “ciência da vida” ou a “ciência da longevidade”.
Essa ciência trata o ser humano de forma global, ou seja, ela não irá se preocupar diretamente com a doença em si. Aqui, são consideradas as influências internas e externas da vida do paciente. A doença é apenas um sinal de que algo em torno de sua vida não está em equilíbrio.
Assim sendo, o Ayurveda realiza uma verdadeira pesquisa em torno dos vários aspectos relacionados ao paciente. É verificada a saúde do corpo, mas também os fatores sociais e espirituais da vida dele. Após uma análise completa se orienta um tratamento adequado àquele paciente.
A visão Ayurvédica não generaliza os tratamentos como na medicina tradicional ocidental. Isso ocorre porque o foco da nossa medicina está na doença. O foco da medicina tradicional indiana é no indivíduo como sendo único e com suas peculiaridades.
Consiste em tratamentos terapêuticos de purificação e equilíbrio do corpo através de desintoxicações, mudanças alimentares, banhos, entre muitas outras técnicas.
Isso é feito como um preparo para o corpo receber o tratamento específico.
A massagem faz parte dessa ciência, pois irá trabalhar o movimento das energias no corpo, proporcionando mais saúde, equilíbrio e desbloqueando as energias estagnadas.
Ela interfere diretamente nos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do paciente. Além de proporcionar relaxamento e bem-estar ao corpo, ela melhora o sistema imunológico, relaxa a musculatura, intensifica a circulação sangüínea, realinha a postura, entre muitas outras vantagens.
A massagem tem um efeito anti-stress e antidepressivo, pois ela irá desbloquear e harmonizar as emoções reprimidas que bloqueiam os circuitos de energia vital. Além disso, proporciona ao paciente uma oportunidade de estar conectado com o seu interior, a partir do contato com o corpo.
Ayurveda é a ciência da vida, medicina tradicional nascida e praticada na Índia. A palavra ayurveda vem do sânscrito, “ayu” significa vida e “veda” sabedoria. Postula que tudo no universo é composto de energia e o ser humano passa freqüentemente por processos de transformação dessa energia. Para garantir que as mudanças sejam positivas é preciso viver de forma a estimular o equilíbrio energético do corpo, da mente, da emoção e do espírito.
Os tratamentos são específicos para cada pessoa, pois cada um tem uma constituição energética particular determinada pelo equilíbrio da energia vital (doshas) que se divide em três naturezas e são chamadas vata, pira e kapha. A constituição humana é governada por um ou dois doshas dominantes que variam em grau. O dosha determina a constituição, o temperamento e também a propensão para certos tipos de doenças que podem acometer uma pessoa nno decorrer de sua vida. Estas três forças estão presentes em todas as células, tecidos e órgãos de nosso corpo, onde as diferentes combinações desses doshas em várias proporções levam a tipos corporais diferentes, que mostram a composição individual física e emocional de cada pessoa. A saúde só é alcançada quando todas as forças estão em equilíbrio.
O homem nasce com os níveis dos três doshas adequados, porém, ao longo do tempo e pelo modo como vivemos, somos levados a estados de desequilíbrio. Quando o desequilíbrio é grande adoecemos e o médico ayurveda prescreve e acompanha o tratamento para restaurar o estado original. Os tratamentos envolvem, a desintoxicação do corpo que precede o tratamento, inclui massagens, banhos de vapor, laxante e inalação de ervas. Em seguida são prescritos remédios minerais ou de ervas para equilibrar os doshas acompanhado de orientações sobre estilo de vida, alimentação e exercícios.
Na massagem Ayurvédica são usados quatro tipos de toques: Dar palmadinhas, amassar, esfregar e torcer.
O praticante (terapeuta) deve começar dando palmadinhas na área a ser massageada, e então amassar a mesma. Depois ele deverá passar algumas gotas de óleo entre as palmas das mãos para estimular a circulação e o calor nas mãos do praticante.
Esse calor estimulará os nódulos linfáticos e o fluxo de linfo no corpo do receptor. Então o óleo deverá ser esfregado no corpo.
A cada vez que o contato físico é interrompido, o Terapeuta deverá bater as mãos com força isso serve para dar tempo do receptor respirar e também para o praticante revitalizar-se com novas energias.
Tridosha e os cinco elementos
A teoria do tridosha
Vata (vento), pitta (bile) e kapa (muco) – é exclusiva da Ayurvédica. Esse tridosha constitui a natureza química de todo organismo vivo. São criados pelos cinco elementos da seguinte forma: O elemento do Éter e do ar (a Kasha Vayu) formam o temperamento Vata; o fogo e a água (agni e apah) formam o temperamento Pitta; água e a terra (apah e prithvi) formam o temperamento Kapha dentro do corpo, ossos, a carne, a pele os nervos e o cabelo pertencem ao elemento terra. O semem, o sangue, a gordura, a urina, o muco, a saliva, e o fluido linfático pertencem ao elemento água. Fome, sede, temperatura corporal, sono, letargia, inteligência, raiva, ódio, inveja e alegria pertence ao elemento fogo.
Para o seu maior entendimentos mostraremos através de desenhos e fotos algumas seqüências de movimentos.
A) Dor neste local indica tensão e infecções nas gengivas e dentes.
B) Dor nos globos oculares indica superacidez.
C) Dor nas pálpebras indica gastrite.
D) Dor neste local indica inflamação do estomago.
E) Dor neste local indica úlceras.
F) Dor neste local indica distúrbios intestinais.
G) Dor neste local indica distúrbios das trompas de falópio.
H) Dor neste local indica distúrbios dos rins.
I) Dor neste local indica distúrbios do trato urinário.
J) Dor neste local indica nevralgia.
K) Dor neste local indica a formação de catarata.
L) Dor nas têmporas indica distúrbios do cérebro e dos nervos da espinha.
Nos pontos de letra que a figura nos mostra estão relacionados com dores e distúrbios.
Quando o paciente chegar até nós, temos o dever de orientá-los como proceder para o alívio dos sintomas e compete ao terapeuta Ayurvédico a realizar os trabalhos de massagem e preparação do ambiente para o conforto do receptor.
O massagista (terapeuta Ayurvédico) pode preparar todos os óleos para sua prática e com isso obter excelente resultados.
Nas terapias Ayurvédicas, usa-se vários métodos de cura e bem estar para o trabalho.
O Poderoso Sistema Milenar de Harmonização e Tratamento
A medicina Ayurvédica tem um sistema simples e eficaz de tratar o ser humano. De acordo com a terapia dos vedas, tudo o que há no planeta isto inclui o homem, e é composto pelos cinco elementos da natureza: espaço (chamamos de éter), água, ar, fogo e terra. Partindo dessas combinações de elementos são constituídos os três conjuntos de características físicas e psicológicas, que esses são chamados de DOSHA, que vem da combinação de dois elementos com predominâncias de um.
Para alcançar a harmonia dispomos do uso de plantas, cores, som, pedras, aromas, banhos, alimentação balanceada, exercício físico, pratica de meditação, yoga, entre outros. A massagem trabalha todo corpo com toques diferenciados para cada tratamento, estabelecido previamente na avaliação. Os antigos sábios da Índia compreendiam que a mesma energia que rege o universo, agem também sobre os seres humanos, somos parte deste universo.
São várias as modalidades de massagem Ayurvédica, mas não podemos negar que cada uma delas mexe diretamente a subida da Kundaline, energia que flui como uma espécie de corrente de fogo líquido na coluna vertebral do ser humano, despertando e ativando essa energia Kundaline desbloquear os Chakras.
A Ayurvédica trabalha o físico, o alongamento coluna, postura e respiração. O paciente participa ativamente, controlando a respiração, soltando o ar, liberar em todos os sentidos, colocar fora se algo estiver preso cada vez que se mexe com a energia. O toque promove uma sensação de conforto e, ou muitas vezes tristezas, isto se dá quando tem estagnação energética, assim como o local devidamente harmonizado para o total conforto do paciente.
Ao interagirmos com o outro temos que estar preparados para atendê-los nos momentos em que suas emoções são liberadas, dando apoio no processo de transformação internas e externas que iram ocorrer com essas vivências, e de própria Consciência corporal.
São inúmeras as vantagens de massagem Ayurvédica, que poderíamos ficar dias descrevendo-as:
Benefícios de Massagem Ayurvédica
 Alivio de tensões, dores musculares;
 Fortalecimento do sistema imunológico;
 Realinhamento da postura;
 Antidepressivo;
 Circulação sanguínea e linfática;
 Redução de peso;
 Fortalecimento muscular;
 Propicia o bom funcionamento dos órgãos;
 Liberação da energia estagnada;
 Promove o embelezamento cutâneo;
 Harmoniza os perfis (Dosha) Kappa, Pitta e Vatta;
 Orienta a pessoa a levar uma vida saudável que irá proporcionar bem estar em todos os níveis do individuo, o físico, o pisco – emocional social e espiritual;
 Alongar os músculos
 Desobstruir-os
São usados óleos e pó Ayurvédico para remover as células mortas e ativar a energia.