MASSOTERAPIA
A ESCOLA BELLA IZA É REGISTRADA NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO- PADRE LANDEL DE MOURA E PELO CARTÓRIO DE REGISTROS ESPECIAL E ESTANDO TAMBÉM COM O PROJETO DE REGISTRO NA SECRETÁRIA FEDERAL DA EDUCAÇÃO.
MASSOTERAPIA
“A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa”. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento.
Portanto,
Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem
Transferência de energia e vibrações
A massagem é uma intuição da energia entre dois corpos. Além de humanos, esses corpos também são duas forças eletromagnéticas. Quando recebemos ou fazemos massagem em alguém, não estamos só manipulando músculos, pele e ossos; estamos trabalhando com energia, tanto físicos quanto mentais. Existe uma clara interação entre a psique do doador e a do receptor.
Entendendo melhor: é só lembrar de uma lei muito simples:
- A energia flui de um nível mais elevado para um nível mais baixo.
- Veremos mais em aula. É uma prática milenar que estamos redescobrindo e está sendo muito procurada pelos professores e estudantes de educação física, fisioterapia, donos de academias de ginásticas e estéticas por ser uma prática relaxante; pois além de dissolver tensões, nódulos musculares ela nós da aprendizados de Auto- massagem a (auto- abianga) embeleza a cútis e alinha nossos meridianos e chakras nossos canais energéticos.
Evolução
A massagem percorreu todo o oriente, chegando finalmente aos países ocidentais através da França.
Hoje, com base em estudos da anatomia e fisiologia, somados aos conhecimentos que nos foram legados, temos a massagem cientifica ou Massoterapia.
Como Funciona?
As ações primarias da Massoterapia resumem-se em maximizar a circulação da energia vital pelo corpo; estimular a circulação de uma forma geral; auxiliar no combate de dores; contribuir para a organização do tônus muscular; contribuir para a normalização das funções fisiológicas e, finalmente, auxiliar na administração das tensões e do estresse.
Indicações:
A massagem não se limita aos distúrbios físicos, aliviando também tensões de ordem mental e emocional. Quem tem a oportunidade de experimentar a massagem sente, em geral, maior relaxamento e tranqüilidade. O organismo pode funcionar mais harmoniosamente, com alívio de tensões psicológicas e musculares..
BREVE INTRODUÇÃO À ORIGEM DA MASSOTERAPIA:
É impossível precisar onde e como surgiu a prática da Massoterapia, uma vez que os registros são muito antigos e oriundos de civilizações e culturas diversas. Os registros mais remotos que chegaram aos tempos atuais datam das seculares civilizações orientais e do Egito Antigo. Os sacerdotes egípcios recebiam massagens após seus banhos, com aplicação de óleos aromáticos, na China, o livro mais antigo do qual se tem conhecimento chama-se Clássico da massagem de Qi Bo e do imperador Amarelo, datado de 300 a.C. Seus exemplares não resistiram ao tempo, e a obra mais antiga que chegou aos nossos dias é Han Quan Shu (O livro de massagem da dinastia Han). Escrito aproximadamente em 150 d.C., é composto de dez volumes.
Hipócrates usava a massagem como uma de suas técnicas terapêuticas. Gregos e romanos eram adeptos da massagem para relaxamento e prevenção de doenças. Durante a Idade Média, porém a massagem foi banida dos países europeus, por considerarem o toque no corpo como pecaminoso e se esquecendo do trabalho terapêutico.
Vários séculos depois, a massagem ressurgiu no ocidente – inicialmente na França, Suécia e Holanda. Em 1968, o médico holandês desenvolveu algumas técnicas, baseando-se nos então recentes conhecimentos da fisiologia, ciência emergente na época. Desde então, a massagem começou a ser conhecida e aceita como método terapêuticos nos meios acadêmicos. Contudo, foi na Suécia que o método ganhou um impulso mais forte, dando origem à atual escola de massagem sueca e a todas as outras escolas espalhadas por todo o mundo.
Atendimento/Modalidades:
* Massagem Terapêutica: para normalizar funções orgânicas, distensões, traumatismo, lesões articulares, atrofias pós imobilização prolongada de membros, massagem geral para doentes de cama, ciático, coluna, aderência, etc.
* Massagem Desportiva: atendimento para atletas.
* Massagem Estética Físico-corporal: emagrecimento.
* Massagem Especial para Relaxamento: para normalizar problemas de ordem emocional (tensões nervosas, insônia, estados de depressão, estresse, etc).
MASSAGEM TERAPÊUTICA
Massoterapia é um grupo de técnicos e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem-estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta oficial, propiciar maior eficácia nos tratamentos de saúde. As técnicas consistem na manipulação dos tecidos moles com procedimentos específicos que promovem benefícios terapêuticos. Os problemas podem ser detectados em tendões, músculos e ligamentos.
Todas as técnicas e métodos utilizados pelo Massoterapeuta destinam-se àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ou da massagem para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade.
MASSAGEM ENERGIZANTE
A massagem energizante é indicada para pessoas com problemas de depressão, desmotivadas cansadas ou sem energia.
Ela trabalha com movimentos rápidos (muito rápido), quase sempre é associado ou ao Reiki ou Cromoterapia (técnica que utiliza as cores que foram estudadas para a melhoria do ser).
O Reiki estimula o paciente a encontrar estimulo dentro dele mesmo, pois na realidade a energia está intrínseca em cada um, mas é preciso encontrá-la para exterioliza-lá.
É bastante comum que antes do paciente começar a receber a massagem energizante, ele receba primeiro a técnica anti-stress, pois não adianta sobrecarregá-lo de energia antes que as já existentes estejam em harmonia.
MASSAGEM ANTI-STRESS
Para quem busca uma massagem relaxante ou anti-stresse espera esquecer os problemas de dia-a-dia e, ao longo do tratamento alcançar um equilíbrio físico e psicológico.
Segundo a maioria dos massoterapeutas, os pacientes que procuram as suas clínicas em busca de massagem anti-estresse devido ao ritmo e a tensão da vida contemporânea.
Essa técnica de massagem auxilia no destensionamento muscular, no alívio do estresse e no relaxamento, tanto físico quanto psicológico.
Aqui os movimentos são lentos e suaves. Nessa técnica, as manobras ficam concentradas em alguns nódulos e trabalham sempre os meridianos e os chacras (pontos de energia do corpo), aplicadas com o deslizamento e o amassamento.
DRENAGEM LINFÀTICA
A técnica consiste em compressões suaves por todo o sistema linfático, a fim de acelerar a excreção de líquidos metabólicos.
Os gânglios linfáticos, responsáveis pela capitação de toxina com eliminação em grande parte pela urina. São trabalhados com manobras leves e rítmicas, o sistema linfático absorve os líquidos extracelulares ricas em toxinas (lixo de metabolismo celular) e joga de volta na corrente sanguínea para ser filtrado pelos rins.
Possuímos três sistemas vasculares, as artérias que trazem os líquidos de volta.
As moléculas maiores são drenadas pelo sistema linfático que se encontram entre células dos tecidos e possui a função de captar os excessos de líquido extravasados dos vasos sanguíneo e depois recoloca-la na circulação.
A linfa é drenada ao percorrer os gânglios linfáticos (estruturas que quando infeccionada forma a famosa “íngua”). Quando o capilar linfático chega ao gânglio, a linfa é filtrada e se houver alguma bactérias, há a tentativa de bloquear o processo inflamatório.
EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
O Massoterapeuta é um profissional autônomo que presta serviços diretos ao cliente/paciente, ao executar procedimentos massoterapicos em seu gabinete, avaliando através de annaminese e escolhendo qual a melhor terapia a ser utilizada no tratamento de prevenção de patologias e ao mesmo tempo proporcionando ao cliente o bem estar em geral da saúde.
O desenvolvimento de suas atividades profissionais pode ser feito em clinicas especializadas, spas e parceria com médicos.
Histórico
Há milênios, ao norte da China foram desenvolvidos como processos de cura a Amma (massagem), o Harikyu (acupuntura) e o Moxa (espécie de cauterização). Ao sul, região mais fértil e próspera, os chineses faziam o uso de raízes, cascas de árvores ou ervas. A massagem é conhecida desde as épocas mais remotas da história da medicina, chineses, hindus, gregos e romanos já a empregavam com finalidades terapêuticas e estéticas, conservando a beleza e saúde do corpo.
Os romanos foram grandes conhecedores e praticantes da massagem, pois a indicaram nos esportes e na saúde. Do mesmo modo que os romanos, também os gregos a praticavam.
Durante uma época, foi à massagem somente praticada por leigos e curiosa. Não era reconhecida pela medicina.
Foi no século passado que Peter Henry Ling, maestro de esgrima de Estolcomo, Suécia, introduziu um sistema de movimentos que havia criado, em que constava a manipulação dos tecidos corporais e uma serie de ginásticas medicas, com exercícios para as articulações.
Durante os anos de 1917 a 1940, James B. Menel, da Inglaterra esquematizou os movimentos da massagem e os aplicou com êxito em numerosos tratamentos de afecções importantes.
O reconhecimento das virtudes da massagem possibilitou o eu ensino.
Sobre o emprego da massagem no esporte, é muito bem aceito, uma vez que faz parte integrante de qualquer departamento, médico de um clube.
Pemberton, um dos pesquisadores que mais estudou e analisou os efeitos da massagem, relatou que o maior afluxo sanguíneo, cor avermelhada que a pela adquire, equivale a uma ginástica passiva, uma vez que o profissional, dentro de um conjunto de manobras, movimenta todo um sistema muscular, nervoso e sanguíneo, liberando os movimentos articulares.
Pemberton, afirma ser a massagem muito valiosa. Após a seção de massagem, provoca um aumento da temperatura da pela e funções capilares provocando um maior afluxo sanguíneo, acelerando a desintoxicação, descontrair e combater a rigidez muscular e articular.
A massagem ocidental desde então vem sendo largamente aplicada com fins terapêuticos, estéticos, desportivos e relaxantes.
A massagem oriental, principalmente os chineses. Os ancestrais chineses, no Vale do Rio amarelo, acumularam as primeiras experiências em massagem, que foram gradualmente adquiridas por seus antepassados em sua luta pela sobrevivência.
Originando do instinto de autopreservação, transformou-se em costume médico para as primeiras raças humanas.
Os conhecimentos dos técnicos eram transmitidos de pai para filho.
A especialidade em massagem foi introduzida no conselho médico imperial e os massagistas eram classificados como médicos massagistas.
Tratamentos e ensinamentos de massagem tornaram-se prósperos, auto-massagem e terapia Gaoma (massagem como creme) são largamente usadas e chegaram a um alto nível.
Da massagem chinesa em sua longa história de desenvolvimento, em 1601 surgiu o primeiro tratamento chinês em massagem terapêutica, sendo criado um ramo acadêmico neste período (Dinastia Tong).
No século passado, graças ao esforço conjunto dos massagistas no país e no exterior, a massagem chinesa obteve grande desenvolvimento.
Em 1956 a China organizou aulas de treinamento em Xangai. Em 1958 foi inaugurada uma escola especial em massagem. Em 1974 o Xangai T. C. M. College, iniciou um departamento de acupuntura, massagem e traumatologia, seguindo por um departamento de massagem. Outros colégios colocaram especialização em massagem, um após a o outro e criaram condições favoráveis para o treinamento de massagistas profissionais. Em 1987, após ter sido criada a Associação Nacional de Massagem, as atividades acadêmicas em massagem foram aumentando as pesquisas cientificas.
Hoje em dia, a massagem na China ocupa um papel importante nas áreas de Serviço Médico, reabilitando a medicina preventiva. Este ramo sem dúvida é aceito em todo o mundo, como uma terapia segura, sem efeitos colaterais e contribui para a saúde e longetividade do ser.
NESTE CASO DIVIDIMOS A MASSAGEM EM :
• Modalidade Terapêutica e Estética
Requisito para Massoterapia
Técnica Básica para exercer esta técnica, o massoterapeuta deverá ter os seguintes requisitos:
a) È necessário concentração mental para uma aplicação racional de massoterapia;
b) Manter uma postura correta;
c) Ficar descontraído para dar total atenção ao paciente;
d) Dar suavidade e flexibilidade as mãos;
e) Manter sempre um ritmo uniforme;
f) Seguir uma seqüência de movimentos;
g) Um ambiente silêncio, com pouca luz e música suave e um aroma agradável;
h) Para mulher, cabelos, presos e evitar roupas e maquiagem extravagantes;
i) Usar sapatos confortáveis;
j) Avental ou Ki mono, branco ou de cores claras;
k) Não usar anéis e pulseiras;
l) Atender sempre com hora marcada, pois devemos dar tempo entre um paciente e outro no mínimo 50 min. para cada paciente;